Dreadlocks

Popularmente chamado de Dreads, os dreadlocks consistem em um "penteado" de cabelo mundialmente conhecida, juntamente, com o Movimento Rastafari. E com a diminuição dos preconceituosos com quem adota esse tipo de "arte" (gosto assim chamar), aumentou-se o número de usuários desse estilo rasta.


Ao contrário do que pensam, os dreads não surgiram com o Movimento Rastafari, ou com o nosso querido Bob Marley. Os dreads vem de um tempo tão antigo que não se é possível datar uma época exata. O que se sabe, é que na Etiópia, os dreads surgiram como uma uma forma de praticidade, onde quando os cabelos tornavam-se longos demais e extremamente difíceis de corta-los, então deixavam que se enrolassem e com o óleo natural do couro cabeludo, torciam os cabelos para que conservassem uma forma cilíndrica, que diminuía o volume e tamanho do cabelo original.


O engraçado é ver a migração dos dreads nas classes sociais. Surgindo primeiramente de um lugar tão pobre e hoje se é possível ver usuários de todas as classes, de pobres à ricos, onde até famosos adotam. No movimento rasta, os dreads não são levados por moda, ou coisa e tal, trata-se de sua religião, onde não pentear os cabelos tem lá seu significado bíblico.

(Samuel Larsen)

Entrando no assunto higiene, pois há muitos que questionam tal, há sim os dreads sujos, mas há também os dreads limpos. Isso tudo vem da pessoa que o usa, pois tem aqueles que preferem eles sujos, mas também tem aquele que preferem eles limpos. E pra quem pensa em adotar, lavar cabelos com dreads e cabelos sem dreads, tem uma grande diferença, onde é necessário secar muito bem os dreads, pois o acúmulo da umidade pode causar fungos. 


Aqui vai mais alguma dúvidas que nós do Valentinas resolvemos responder pra vocês:

Se eu fizer os dreads natural/agulha, meu cabelo volta a ser como era antes quando eu quiser tirar?
Seu cabelo só volta ao normal cortando os dreads, onde embora há uma nova técnica para retirar, danificando o minimo possível, ainda sim, o comprimento seria de no máximo um comprimento médio.

Quais os tipos de dreadlock que existem? 
Existem os feitos de agulha/natural, onde são embolados mechas de cabelo e são emaranhados com agulha de crochê. Tem também os com Cera de Abelha, onde são embolados e então é aplicado a cera para fixar (não indicado, pois deixa com aspecto sujo e oleoso). E tem os sintéticos ou de lã, que são os dreads artificiais, não naturais. 

Como faço pra lavar os dreads? Posso tomar banho de piscina ou mar?
Pode-se lavar normalmente com shampoo, já o condicionador não muito indicado devido a oleosidade que pode causar. Piscina e mar pode-se entrar normalmente, só não é aconselhável jogar areia, pois demora um pouco mais à sair. Indicado também shampoo anti-resíduo e sabão de coco pra evitar a oleosidade.  

Quanto tempo demora à fazer?
É bem demorado, pra se ter uma noção, um cabelo médio demora, em média de 5 à 8 horas. 

Como funciona a manutenção? 
A manutenção depende de como o cabelo será propenso à se soltar ou crescer. É aconselhável 1 vez ao mês, mas em média de dois em dois meses pra o dreadlock natural. Já para os dreads sintéticos, por durarem 3 meses, a manutenção aconselhável é depois 1 mês e meio.




Essa foi matéria de hoje do Valentinas, espero que tenham curtido e aprendido um pouco mais sobre Dreadlock, xoxo J.

2 comentários:

  1. Um Dread mais lindo que o outro. Me deu uma vontade de fazer, pena que não tenho paciência pra cuidar. :(
    Adorei o assunto. ♥
    Xoxo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paciência é uma péssima inimiga mesmo :/ Eu (moderadora Juliana) também gostaria muito de fazer, muitos me indicam porque dizem que combinam comigo, mas vai falar isso pra minha paciência? :/

      Obrigada! Volte sempre, xoxo.

      Excluir