Charlie Chaplin



Sir Charles Spencer Chaplin mais conhecido como Charlie Chaplin,  foi um atordiretorprodutorhumoristaempresárioescritorcomediantedançarinoroteirista e
 músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão.


É bastante conhecido pelos seus filmes O ImigranteO GarotoEm Busca do Ouro (este considerado por ele seu melhor filme), O CircoLuzes da CidadeTempos ModernosO Grande DitadorLuzes da RibaltaUm Rei em Nova Iorque e A Condessa de Hong Kong.

Influenciado pelo trabalho dos antecessores - o comediante francês Max LinderGeorges MélièsD. W. Griffith Luís e Auguste Lumière - e compartilhando o trabalho com Douglas Fairbanks e Mary Pickford, foi influenciado pela mímica, pantomima e o gênero pastelão e influenciou uma enorme equipe de comediantes e cineastas como Federico FelliniOs Três PatetasPeter SellersMilton BerleMarcel MarceauJacques TatiRowan AtkinsonJohnny DeppMichael JacksonHarold LloydBuster Keaton e outros diretores e comediantes. É considerado por alguns críticos o maior artista cinematográfico de todos os tempos, e um dos "pais do cinema", junto com os Irmãos Lumière, Georges Méliès e D.W. Griffith.



Agora que já sabem um pouco da história do “pai do cinema”  vamos conhecer algumas obras que o mesmo protagonizou. 


EM BUSCA DO OURO.



Um pobre vagabundo, seguindo os rastros de outros tantos, segue em busca do ouro no Alasca. No meio de uma tempestade de neve, ele consegue encontrar uma cabana, mas lá tem que disputar espaço com outro homem, um bandido. Jim McKay, outro que está em busca do ouro, surge e acaba salvando a vida do vagabundo, e os dois tornam-se amigos.
Jim e Charlie fazem um acordo e o amigo parte em busca do ouro. Enquanto isso o vagabundo conhece Georgia, por quem se interessa, embora ela lhe rejeite: ela é, a princípio, apaixonada por um homem grosseiro, que freqüenta o Café, onde ela trabalha.
Destaque para a seqüência em que ela promete ir ao Réveillon e ele prepara uma ceia, e enquanto a aguarda, acaba dormindo e acontece a famosa dança dos pãezinhos.
Outro destaque é a cena em que os dois comem as botas, preparadas por Chaplin como se fosse um grande banquete, e também a ilusão de Jim, que corre atrás de Charlie, pensando que ele é um frango.
Ao final, Jim descobre uma mina de ouro, e os dois terminam ricos. Um dos poucos finais felizes do vagabundo.

Quer saber algumas curiosidades sobre este grande clássico?

- A produção custou 500.000 dólares, mas acabou rendendo 5.000 milhões, uma cifra considerável.
- Em 1942 Chaplin resolveu sonorizar o filme, gravando trechos e cortando partes do filme. Entre as partes cortadas, encontra-se a cena final do filme, em que Charlie beija Georgia.
- Foram produzidos 3.129 metros de filme, para serem reduzidos para apenas 2.700 metros.
- Lita McMurray (ou Lilita Grey) foi escolhida inicialmente para ser a atriz principal do filme, porém ela e Chaplin acabaram se envolvendo. Ela engravidou e teve que ser substituída por Georgia Hale.
- As cenas iniciais foram filmadas no Alasca, porém, as condições eram péssimas, tanto do ponto de vista climático (era terrível ter que filmar em meio a tempestades), quanto financeiras (pois as filmagens, por conta dos atrasos acabavam por sair caríssimas).

 
TEMPOS MODERNOS.



Feito no ano 1936, nesse filme não há meio termo, Chaplin realmente quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravização. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.
Um trabalhador de uma fábrica (Chaplin) tem um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. É levado para um hospital, e quando retorna para a “vida normal”, para o barulho da cidade, encontra a fábrica já fechada. Vai em busca de outro destino, mas acaba se envolvendo numa confusão: ao ver uma jovem (Paulette) roubar um pão para comer, decide se entregar em seu lugar. Não dá certo, pois uma grã-fina tinha visto o que houve e entrega tudo. A prisão para ele parece ser o melhor local para se viver: tranqüilo, seguro e entre amigos. Mesmo assim, os dois acabam escapando e vão tentar a vida de outra maneira. A amizade que surge entre os dois é bela, porém não os alimenta. Ele tem que arrumar um emprego rapidamente.
Consegue um emprego numa outra fábrica, mas logo os operários entram em greve e ele mete-se novamente em perigo. No meio da confusão, encontra uma bandeira (vermelha), que julga ter caído de um caminhão e chama pelo dono, enquanto acena com ela. Um grupo de militantes surge atrás dele, e “junta-se” ao vagabundo. A polícia chega e o toma como líder. Vai preso ao jogar sem querer uma pedra na cabeça de um policial.
Paulette consegue trabalho como dançarina num music Hall e emprega seu amigo como garçom. Também não dá certo, e os dois seguem, numa estrada, rumo a mais aventuras.

Lá vai algumas curiosidades do filme.

- o título pensado por Chaplin: “The Mass” (As massas).
- Ele foi apresentado a Paulette Goddard enquanto escrevia a história, por volta de 1932. Resolveu usá-la no filme, que foi terminado de ser escrito em 1934.
- Foram criados, nos seus estúdios, vários cenários, como a fábrica, o porto e o bairro operário.
- A estréia foi no Rivoli Theatre, em Nova York. O filme foi considerado comunista, e recebido friamente na América. Além disso, foi proibido em alguns países da Europa, como Itália e Alemanha.
- Esta é a última vez em que o vagabundo aparece.
- Custo final: 1 milhão e meio de dólares, dos quais 500.000 somente para a construção da máquina que engole Chaplin.




Estão esperando o que para entrarem nessa era, e se tornarem fã do tio Charlie? xoxo R.



0 comentários:

Postar um comentário